quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dicionário dos Tipógrafos e Litógrafos Famosos 16


de ambos o Missale secundum morem et consuetudinem
ecclesiae Giennensis, daquele
mesmo ano, e cujo único exemplar conhecido
se encontra na Biblioteca Capitular de
Jaén.
UPDIKE, DANIEL BERKELEY - Tipógrafo
americano do século XX, considerado um
mestre da moderna tipografia, que trabalhou
na Imprensa Merrymount de Boston.
A sua obra tipográfica mais conhecida é
Printing Types, em dois volumes, e que constitui
uma referência para todos os gráficos.
Foi também autor do livro In the Day’s
Work, uma colecção de ensaios sobre
tipografia que é de leitura obrigatória por
todos os que se interessam pela arte gráfica
e pela gestão de uma oficina de impressão.
USQUE, SAMUEL IBN - Impressor português,
judeu, que se estabeleceu em
Ferrara onde, em 1553, deu à estampa a
Bíblia de Ferrara, destinada aos refugiados
judeus. No mesmo ano deve ter publicado,
em conjunto com o seu irmão Samuel, a
Consolacam as Tribulacoens de Israel,
impresso em português. Para alguns estudiosos,
porém, esta obra foi publicada em
Amsterdão, em 1660.
VARESIO, JUAN BAUTISTA - Impressor
italiano que trabalhou entre 1580 e 1631.
Foi casado com a filha de Juan de Junta.
Iniciou a sua actividade na cidade de
Burgos, trabalhando umas vezes só, outras
de parceria com Juan de Junta como nos
casos da Cronica del famoso caballero Cid
Ruy Diez, impressa em 1593, e na
Philosophia moral de principes, para buena
criança y gobierno, de Juan de Torres,
impressa em 1596.
Em Burgos imprimiu, entre outras obras,
Agricultura del alma y exercicios de la vida
religiosa (1603), de Melchor Rodrigues de
Torres, Expositio literalis et moralis omnium
Evangeloirum (1604), de Pedro Machado,
Metamorphoseos del excelente poeta Ovidio
Nasson (1609) e Ordenanças de la muy
noble y muy mas leal ciudad de Burgos,
impressas em 1615.
Também imprimiu em Lerma no ano de
1619. O seu primeiro trabalho impresso
nesta localidade é a Primera parte de la
Introducción al Símbolo de la Fe, de Luis de
Granada, a que se seguem outras obras,
todas impressas em 1619. A partir de 1623
passa a imprimir em Valladolid. Aqui a sua
primeira obra é o Commentaria moralia in
Evangelicam historiam. O último texto que
imprimiu foi executado em Valladolid em
1631 e é o Sermón, texto que foi lido aos
fiéis da cidade de Ávila.
Varesio trabalhou ainda noutros locais como
no mosteiro de Vid, em 1625, e talvez em
Medina del Campo, em 1629. Sobre o mérito
tipográfico de Varesio as opiniões dos
entendidos não são concordantes. Enquanto
que uns o referem como um impressor
medíocre que utiliza material gráfico muito
usado, outros indicam-no como um dos
grandes impressores da cidade de Burgos.
VASCONCELOS, JOSÉ MARIA - Responsável,
em conjunto com o irmão Manuel
António, pela impressão do primeiro número
do Açoriano Oriental, o mais antigo jornal
português ainda em publicação, que apareceu
nas bancas a 18 de Abril de 1835.
VASA, PIERRE - (Ver Eskrich, Pierre)
VAUTROLIER, THOMAS - Impressor francês,
hugonote, que se estabeleceu em Inglaterra,
em Londres, e na Escócia, em Edimburgo.
Imprimiu sobretudo livros religiosos.
Executou a impressão das versões latina e
inglesa das Institutes, de Calvino, e imprimiu
o livro oficial de rezas da Igreja
Escocesa, Books of Common Order. Foi o
primeiro impressor que em Inglaterra
imprimiu música.
VÁZQUEZ, ANTONIO - Considerado um
dos melhores impressores de Alcalá de
Henares na primeira metade do século XVII,
trabalhou para a Universidade, tendo-se
especializado em livros de filosofia e em
comentários em latim sobre Aristóteles.
Depois da sua morte, em 1643, a oficina foi
dirigida pela viúva Maria Fernandez, que
imprimiu muitas obras até 1672 mas sem
alcançar a qualidade gráfica exibida nos trabalhos
impressos por seu marido.
VELDENER, JAN - Impressor holandês que
trabalhou em Lovaina em 1475 e depois em
Utreque e em Kuilenburgo. Em Utreque
publicou uma edição do Fasciculus, ilustrado
com várias estampas xilogravadas.
Naquela mesma cidade imprimiu as Epistelen
en Evvangelien, impressas em 1481,
que tinham trinta e nove ilustrações. Em
1483 imprimiu o Spieghel onzer Behoudenisse,
edição holandesa do Speculum
Humanae Salvationis.
VELOSO, JOSÉ MAURÍCIO - Tipógrafo
português, natural da Lourinhã, que nasceu
a 22 de Setembro de 1832. Foi admitido na
Imprensa Nacional em 8 de Abril de 1839,
tendo concluído a aprendizagem de composição
manual em Abril de 1843.
A Imprensa Nacional ficou a dever-lhe valorosos
serviços pois foi ele que dirigiu os trabalhos
de instalação e remodelação do
mobiliário e processos tipográficos, desde
os da adaptação dos novos modelos de
caixas e cavaletes, da substituição das lâminas
de zinco e dos claros de madeira por
filetes de metal, linguetas e quadrilongos,
até ao emprego de novas matrizes para a
fundição e da mise-en-train para a impressão.
A este tipógrafo também se fica a dever a
introdução no país, na Imprensa Nacional,
dos processos de gravura mecânica e química.
O rei D. Luís conferiu-lhe por decreto de
13 de Maio de 1862, o grau de cavaleiro de
Cristo, em atenção aos serviços que prestou
à tipografia portuguesa. Faleceu em 16 de
Agosto de 1869.
VERA, JUAN de - Primeiro impressor nas
Filipinas em 1602, tendo ajudado os padres
dominicanos Domingo de Nieva e Francisco
Blancas de San Joseph na impressão do
primeiro livro impresso no país, a Doctrina
Cristiana, tendo para isso recorrido à xilogravura.
O verdadeiro nome deste impressor,
de origem chinesa, era Keng Yong mas
logo foi rebaptizado pelos espanhóis com o
nome de Juan de Vera.
Depois de 1602 impimiu, já com caracteres
móveis, o Libro de las Excellencias del
Rosario de Nuestra Senora y Sus Misterios
en Lenggua ( y letra) Tagala. Em 1610, a
tipografia onde imprimia, foi transferida
para Abucay Bataan e foi aí que Tomas
Pinpin, o primeiro impressor nascido nas
Filipinas, aprendeu a divina arte com Juan
de Vera.
VESFÁLIA, JOÃO de - Primeiro impressor
no território da actual Bélgica, também conhecido
por João de Paderborn, fez a
primeira impressão em 1473 em Alost tendo
depois passado a imprimir em Lovaina,
onde encontrou como concorrente o impressor
Jan Veldener.
VICENTINO, ARRIGHI - Criador em 1522
de novos caracteres denominados de cancellerescos,
que imitavam a escrita manual
da época e que se caracterizavam, tal como
os itálicos, pela cursividade das suas formas.
VILANOVA, JOAQUIM CARDOSO VITÓRIA -
Desenhador, gravador e litógrafo natural do
Porto, nascido em 1792 ou 1793 e que faleceu
em 5 de julho de 1850, e que na cidade
exerceu actividade. Foi discípulo de Leitão
Vasconcelos. Deu aulas de desenho na
Academia Politécnica, na Academia da
Marinha e Comércio, na Academia Portuense
de Belas Artes sendo primeiro professor
agregado da Aula de Pintura Histórica.
No domínio da pintura conhece-se apenas
uma obra, exposta no Museu Nacional de
Soares dos Reis, uma pintura sobre tela,
representando uma paisagem com um
barco, e que parece datada de 1834. São
também dele os cento e dois desenhos que
constituem a obra Edifícios do Porto em
1833 que a Biblioteca Pública Municipal do
Porto publicou integralmente em 1987. Dele
são também outros desenhos como os que
foram publicados no Tratado Elementar de
Geigrafia, Astronómica e Fizica, e Histórica
Antiga e Moderna, de D. José de Urcullu,
obra impressa na Tipografia Comercial
Portuense. Nesta mesma tipografia se
imprimiu os Romances de Voltaire, numa
tradução de António da Costa Paiva, incluindo
a obra um retato de Voltaire que foi
gravado por Vilanova. Em 1839 Vilanova
gravou um mapa de Portugal que se encontra
reproduzido no Quadro Geral de História
Portugueza segundo as epocas de suas revoluções
nacionais, e que a Tipografia
Comercial Portuense publicou em 1840. No
domínio da gravura é também de Vilanova o
registo de Nª Srª da Boa Nova Protectora
dos Commerciantes, publicado em 1819.
Mas a principal actividade de Joaquim
Cardoso Vitória Vilanova, e na qual mais se
dintinguiu, foi a de impressor litógrafo. Foi
um dos pioneiros da arte da Litografia na
cidade do Porto, talvez o segundo a praticála
na cidade. Entre 1830 e 1850 imprimiu
muitas litografias na sua oficina na rua do
Campo Pequeno, artéria onde também
morava, algumas das quais foram por ele
próprio impressas. Imprimiu litograficamente
vários retratos de personalidades da
época e gravuras de cariz religioso. De 1835
são seus os retratos de D. Pedro e de
Manuel da Silva Passos, de1837 o retrato de
José da Silva Passos e os dos exilados polacos
partindo para a Sibéria, de 1838 os
retratos de José Ferreira Borges, Jorge
Buchanan e do Infante D. Henrique,de 1839
existem retratos litografados por Vilanova
do Conde de Avilez e de Chateaubriand, de
1848 há os retratos de D. Nuno Alvares
Pereira e Joaquim Veloso da Cruz, e de 1849
o retrato da matricida Maria José a caminho
da fôrca, em Lisboa. Em 1855 litografou o
retrato do maestro Francisco de Sá
Noronha. Colaborou na Revista Literária,
onde se podem encontrar vários retratos
que litografou e no Instructor Portuense que
inclui paisagens de sua autoria. Também o
Jardim Portuense insere várias litografias
suas que mostram apetrechos e técnicas de
jardinagem. A oficina litográfica de Vilanova
teve continuadores após a sua morte.
De facto conhece-se a firma Vila Nova Filhos
& Cª e depois as que aparecem designadas
por Carmine Alario Vila Nova, e Viúva Alario
Vilanova.
VILLENEUVE, JEAN - Fundidor de tipos
gaulês que trabalhou em Portugal a partir de
1732. Foi contratado para fundir novos caracteres
para a Academia Real de História.
A sua produção atingiu tal qualidade e satisfez
tão bem as necessidades das diversas
tipografias em laboração que foi proibida a
importação de tipo estrangeiro.
VINNE, THEODORE LOW DE - Tipógrafo
norte-americano que nasceu em 1828, em
Stamford e faleceu em 1914. Foi também
desenhador de tipos, designer, introdutor de
novas técnicas gráficas e investigador de
História das Artes Gráficas.
Iniciou-se na profissão de impressor como
aprendiz em 1842 em Newburgh no estado
de Nova York.
De Vinne viveu numa época em que se
operaram transformações radicais nas tecnologias
gráficas e nas tendências do
design. Como historiador fez o relato das
mudanças que ocorreram nas técnicas gráficas
sem deixar de ter estudado os primórdios
da história da imprensa e da fundição
de tipos. Como resultado das suas investigações
escreveu mais de uma dúzia de livros
e de uma centena de ensaios. Foi o criador
da família de tipos conhecida por Century.
VINGAARD, HANS - Impressor alemão do
século XVI, de Stuttgart, que foi o primeiro
a imprimir em Viborg e depois trabalhou em
Copenhague, e que imprimiu numerosas
obras protestantes. Foi impressor da
Universidade de Copenhague.
VINGLE, PIERRE - Impressor, filho de
Jean de Vingle, que também foi impressor,
originário da Picardie, Pierre de Vingle trabalhou
de 1525 a 1531 na oficina de Claude
Nourry, especialista de Lyon na edição de
livros populares, tendo casado com a filha
deste. Foi um impressor de textos da
Reforma francesa. O facto de ter impresso
muitos textos de propaganda evangélica fez
com que fosse perseguido e levou-o a
imprimir com nomes falsos e a referir locais
de impressão também falsos. Em 1531
publicou L’unio dissidentium, que foi imediatamente
condenado pela Sorbonne. Depois
esteve estabelecido em Manosque, uma
região onde as ideias consideradas heréticas
ganhavam força. Por fim, esteve estabelecido
em Neuchâtel, onde desenvolveu uma
enorme actividade. Em 1533 imprimiu a
Liturgia de Farel e uma recolha de canções
evangélicas. No ano de 1534 imprimiu o
Sommaire e muitos panfletos. Em 1535 é a
vez de dar à estampa a Bible d’Olivétan.
VITRÉ, ANTOINE - Francês que viveu no
século XVIII, considerado o melhor impressor
do seu tempo, que em 1645 imprimiu
em dez volumes a Bíblia Poliglota. Esta obra
foi financiada por Guy Michel Le Jay e
incluía textos em hebreu, samaritano, grego,
siriaco, latim e árabe. Antoine Vitré foi
nomeado impressor do rei para as línguas
orientais.
VOLPI, GIOVANNI ANTONIO - Criou juntamente
com o seu irmão um das melhores
tipografias de Pádua no século XVIII.
O primeiro livro impresso pela tipografia, de
cuja direcção técnica estava encarregue o
impressor Giuseppe Comino, foi De motu
aquae mixto de Joannis Poleni, impresso em
1717.
VOX, MAXIMILIEN - Gravador, ilustrador
de livros, jornalista, editor, escritor e tipógrafo
que nasceu em 1894 e faleceu em
1974.
É autor de várias obras e de estudos sobre
tipografia e de uma classificação de caracteres
que tem o seu nome.
WAESBERGHE - Familia de impressores
famosos holandeses. Jan van Waesberghe, o
fundador da empresa, foi durante muitos
anos impressor em Antuérpia tendo em
1589 deixado a cidade para se instalar em
Roterdão, onde morreu um ano depois. Mas
outros menbros da familia continuaram com
o negócio e abriram sucursais em
Amsterdão, Utrecht e Breda.
A casa de impressão de Amsterdão alcançou
uma consideravel importância debaixo da
direcção de Johannes Janssonius van
Waesberghe, entre 1651 a 1681. Foi concorrente
dos Elzevier, imprimindo toda a sorte
de livros.
WALD PEDER ERICKSSON - Sueco que
instalou a primeira tipografia na Finlândia
em 1642 e que ali trabalhou até 1653. A sua
primeira obra, e portanto o primeiro impresso
feito na Finlândia, foi o Discursus politicus
de prudentia de Michael Wexionius.
A produção da primeira tipografia finlandesa
foi pouco abundante e depois da morte
de Wald em 1653 só a tipografia da
Universidade de Abo funcionava com recurso
a impressores suecos.
WALDFOGHEL, PROCOPE - Possivelmente
companheiro de Gutenberg, este antigo
ourives de Praga utilizou e aperfeiçoou em
Avignon, entre os anos de 1444 a 1447, a
imprensa de tipos móveis ou tipografia,
tendo-se associado a Manaud Vtalis. Porém,
não chegou até nós nenhuma obra por ele
impressa.
WALPOLE, HORACE - Fundador da Tipografia
Arbuteana, instalada na sua propriedade
de Strawberry Hill, perto de Twicckenham,
nas margens do Tamisa. A tipografia funcionou
até 1798, tendo sido dirigida de 1765 em
diante por Thomas Kirgate.
WENSSLER, MICHAEL - Considerado o
segundo impressor em Basileia tendo consagrado
o seu trabalho a obras religiosas e
jurídicas. Imprimiu livros muito volumosos
e caros como Summa, de S. Tomás, que o
levaram à falência pelo que foi obrigado a
emigrar para Lyon, onde viveu algum tempo.
WEISS, LEOPOLD - Tipógrafo austríaco
que criou um sistema com trinta e nove figuras
de dois ou três caracteres e uma caixa de
composição com 668 divisões adaptada a
diversas línguas.
WHITTINGHAM - Família inglesa de tipógrafos
do século XIX que criou uma das gráficas
mais importantes do país, a Chiswick
Press, que se especializou na produção de
livros infantis mas que também deu à estampa
outros belos livros das mais variadas
temáticas.
WOLDE, LUDWIG - Alemão que, conjuntamente
com Willi Wiegand, fundou em
Munique, em 1911, a Tipografia Bremer.
Quando eclodiu em 1914 a primeira grande
guerra a tipografia tinha apenas executado
um livro. Nesta altura interrompeu a sua
actividade que só reiniciou em 1919.
Imprimiu esplêndidas edições da Ilíada e da
Odisseia, de Homero. A tipografia utilizava
belíssimos tipos especiais, um romano italianisante,
o romano de Nicolas Jenson e um
tipo de grego desenhados por Wiegand e
gravados por Louis Hoell.
WOLFF, NICOLAS - Impressor, gravador de
punções e de tipos em Lyon, no século XV.
WOODFALL, GEORGE - Tipografo londrino
que tinha sociedade com Richard Taylor
e em cuja tipografia trabalhou em 1811 a
primeira máquina de impressão imaginada
por Koenig, tendo impresso a folha H do
Annual Register para 1810. Esta máquina
era de sistema biplano horizontal, em que o
órgão impressor é móvel no sentido vertical.
WORDE, WYNKDYN de - Empregado de
Caxton desde 1480, Worde foi seu continuador,
tendo sido o primeiro impressor a executar
música impressa em Inglaterra, na
edição do Polychronicon de Higden, impresso
em 1495. Naquele mesmo ano imprimiu
Vitras Patrum que Caxton havia traduzido
no último ano da sua vida. Em 1499 mudouse
de Westminster para Londres instalando
a sua oficina em Fleet Street, rua onde se
concentravam os impressores e livreiros da
cidade e mais tarde as redacções e gráficas
dos jornais. A sua produção tipográfica foi
muito numerosa.
XAMARES, NICOLÁS de - Impressor espanhol
que trabalhou em Alcalá de Henares
entre 1672 e 1675 e em Madrid nos anos de
1675 e 1676. Também exerceu a actividade
de livreiro. O seu primeiro trabalho foi El
porqué de la Musica en que se contienen los
quatro Artes de ella, de Andrés Lorente, que
deu à estampa em 1672. Em 1675 imprimiu
Rmillete de varias flores poéticas, recogidas
y cultivadas en los abriles de sus años, de
Jacinto de Evia, obra que executou por duas
vezes, uma em Alcalá e a outra em Madrid.
XISTUS, RIESSINGER - Impressor em
Nápoles, deu à estampa o primeiro livro
ilustrado que foi impresso na cidade, no ano
de 1478.
YONG, KENG - (Ver Juan de Vera)
ZABALA - Família de impressores que
imprimiu em Pamplona entre 1647 e 1696.
Diego de Zabala, que trabalhou na cidade
entre 1634 e 1656, foi impressor oficial do
Reino de Navarra. Também trabalhou no
mosteiro de Oliva, nos anos de 1647 e 1648.
A partir de 1646 trabalhou associado a
Martín Labayen, tendo os dois impresso,
entre outras obras, Quaderno de las Leys y
Ordenanzas e as Leys de Navarra. Depois de
separado de Martín Labayen, continua a trabalhar
na cidade até ao seu falecimento em
1656.
Sucedeu-lhe seu filho Martín Gregorio de
Zabala, que também trabalhou em Pamplona,
entre 1656 e 1696. Este manteve o
título de Impressor do Reino de Navarra,
tendo impresso em 1666 o Reportorio de
todas las Leys promulgadas en el Reyno de
Navarra, de Sebastián de Irurzun. Em 1668
imprimiu Consuelos de enfermos y atribulados,
de Luis de la Puente, e em 1672
Princípios de los cinco sujetos principales, de
Miguel P. de Mendozay Quijada. No ano de
1673 imprimiu os Privilegios Reales de la
Orden de Nuestra Señora de la Merced.
ZAFRA, ANTONIO de - Impressor que trabalhou
em Madrid de 1675 a 1700. O seu
primeiro trabalho de impressão foi o
Compendio de los fundamentos de la verdadera
destreza y filosofia de las armas, de
Francisco Antonio de E. y Abarca, a que se
seguiu Fabrica y uso de varios instrumentos
mathemáticos, de José Zaragoza. Depois
imprimiu de forma continuada até ao ano de
1700.
ZAINER, GUNTHER - Impressor que
imprimiu em Augsburgo, principalmente
ilustrações, a partir de 1471. Antes tinha
estado em Estrasburgo, onde provavelmente
aprendeu a arte com Mentelin. O seu
primeiro livro ilustrado foi o Winterheil da
Leben der Heiligen ou Vidas de Santos, de
Voragine, impresso em 1471. As ilustrações
do livro foram impressas primeiro e são xilogravadas.
Depois utilizou os tipos para
imprimir o texto. Em 1473, Zainer imprimiu
com os seus caracteres uma edição
ilustrada do Speculum, de que se não conhece
o nome do ilustrador.
Zainner imprimiu muitos outros livros,
como uma Bíblia em fólio, em alemão, uma
das três Bíblias ilustradas mais antigas
impressas na Alemanha. Imprimiu mais de
120 obras, vinte das quais com ilustrações.
Faleceu em 1478.
ZAPF, HERMANN - Tipógrafo, calígrafo,
desenhador de caracteres e pedagogo
alemão, nascido em 1918. Em 1939 desenhou
o seu primeiro caracter, apelidado de
gilgenart. Após a 2ª guerra mundial foi professor
de desenho de letra em Nuremberg e
Offenbach. Entre 1947 e 1956 desempenha
funções de director artístico da fundição
Stempel, em Frankfürt. É nesta época que
desenha os caracteres que lhe darão justa
fama. Em 1950 desenha o palatino, em 1952
executa o melior e os caracteres conhecidos
por aldus e óptima.
É também o criador de muitos adornos
tipográficos assim como desenha caracteres
árabes, cirílicos e gregos. Escreveu diversas
obras sobre tipografia, das quais se destacam
o Feder und Stiche, o Manuale typographicum,
e Variações Tipográficas.
Os caracteres que criou foram adoptados
para a composição mecânica e para a fotocomposição
pela Mergenthaler Linotype
Company e por outros fabricantes de
maquinaria de composição.
Em 1976 desenhou o marconi para a Digiset
da Hell e o zapf book e o zapf international
para a International Typeface Corporation.
ZAROTO, ANTONIO - Impressor milanês
que imprimiu mais de cento e cinquenta
obras, das quais podem destacar-se os
Commentarii rerum gestarum Francisci
Sfortiae, conhecida por Sforziada, impressos
em 1479, cujo autor é Johannes
Simonetta.
ZATTA, ANTÓNIO - Considerado um dos
grandes impressores italianos do século
XVIII, a ele se devem excelentes impressões
de Dante (1757-1758), Ariosto (1772),
Metastasio (1782-1784). Entre 1788 e 1795
imprimiu quarenta e quatro volumes da
Opere teatrale de Goldoni e em 1772 deu à
estampa Orlando furioso.
ZELL, ULRICH - Fundador, em Colónia, em
1466, de uma importante tipografia que no
final do século imprimiu a Crónica de
Colónia, a qual contém importantes informações
sobre a invenção da tipografia.
Imprimiu mais de 140 títulos em vinte e oito
anos de trabalho, na sua maioria sermões e
obras latinas medievais. Também imprimiu
obras de Cícero e Virgílio.
ZORBA, SAMUEL RABBI - Impressor
judeu que abriu tipografia em Lisboa no ano
de 1489 tendo aí impresso várias obras.


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